Como Escolher a Melhor Pós-Graduação

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e à procura de profissionais qualificados, por isso, escolher a melhor pós-graduação para a carreira é uma decisão para as pessoas que pretendem ter destaque em suas profissões.

Qual a melhor pós-graduação?

O melhor curso de pós-graduação é aquele que está alinhado aos seus objetivos profissionais. Pense agora: o que você pretende fazer daqui a 5 anos? Qual cargo você pretende ter? Qual o tipo de empresa você quer trabalhar? Sabendo as respostas dessas perguntas é possível escolher a melhor pós-graduação para a sua carreira.

As opções de escolha são: especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os cursos de especialização e de MBA são mais voltados à formação de profissionais para o mercado de trabalho, enquanto os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado são direcionados à formação de pesquisadores.

No entanto, atualmente, as empresas estão enriquecendo seu quadro de profissionais com a contratação de mestres e doutores. Todas essas informações resumem a necessidade urgente de uma pós-graduação para o profissional que almeja adquirir mais conhecimento, subir de cargo e aumentar o seu salário.

Lato sensu e stricto sensu

É comum o equívoco da relação do termo pós-graduação apenas aos cursos de especialização. Contudo, o termo engloba, também, os cursos de MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os cursos de especialização e MBA são classificados como lato sensu, eles podem ser ofertados por instituições credenciadas ao Ministério da Educação – MEC, com duração mínima de 360 horas. Esses cursos visam a qualificação do profissional para a sua atuação no mercado de trabalho em empresas ou em seu próprio empreendimento.

Os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado são classificados como stricto sensu. Eles têm o objetivo de formar pesquisadores que, na maioria dos casos, também serão professores universitários.

Uma outra modalidade de pós-graduação stricto sensu é o mestrado profissional, que é voltado para a qualificação e competitividade de profissionais para uma precisão do mercado de trabalho. Outra diferença do mestrado profissional é que o seu trabalho de conclusão de curso pode ser apresentado em diferentes modelos, dependendo do curso em questão, ele pode ser um aplicativo, um programa de computador, por exemplo.

O mestrado profissional permite que o estudante aprenda a pesquisar e saiba utilizar a pesquisa em seu dia a dia no trabalho, o que não significa, contudo, que esse profissional continuará no mundo da pesquisa acadêmica.

Já para os estudantes de mestrado acadêmico, doutorado e pós-doutorado a permanência na pesquisa acadêmica, produção de artigos, organização de eventos acadêmicos, a formação de grupos de pesquisa e a competência para assumir turmas de graduação e pós-graduação são mais comuns.

Quando escolher?

Para ingressar em um curso de pós-graduação é necessário ter certeza do caminho profissional que está sendo seguido, pois dessa maneira, evita-se frustrações futuras no emprego por ter feito a escolha errada.

Assim, se durante o curso de graduação o estudante participou de estágios e pesquisas sobre um determinado assunto e tem a certeza de que essa área é o seu desejo profissional, ele pode, sim, ingressar imediatamente em um curso de mestrado ou especialização.

No entanto, se o estudante tiver dúvidas sobre seus interesses e futuro profissional, a recomendação é ter tempo para fazer a melhor escolha. Esse tempo após a graduação pode ser utilizado para a procura de um emprego em uma das áreas relativas às opções de indecisão.

Já a recomendação direcionada ao MBA é que o curso seja realizado por profissionais experientes e com desejo de ampliar o conhecimento e suas práticas de gestão e liderança.

Como escolher?

É preciso definir seus objetivos profissionais para um acerto na decisão pela melhor graduação, descobrir seus interesses e aptidões facilita a escolha.

Além disso, para investir em uma pós-graduação, é preciso pesquisar sobre a instituição, os cursos oferecidos, a qualidade dos cursos, o corpo docente, detalhes dos cursos e informações sobre o modo de seleção dos participantes.

Os cursos de especialização e MBA, por exemplo, são mais flexíveis e permitem uma melhor conciliação com o trabalho. Já os cursos stricto sensu têm uma carga horária maior e exigem uma grande dedicação de tempo, por isso, o curso precisa ser adequado com a rotina do profissional.

A pós-graduação deve aliar a teoria da sala de aula com a prática, e fortificar no profissional o desejo de crescer e de buscar conhecimento para fazer a diferença no seu trabalho.

Após a escolha do curso, matrícula e início das aulas, o profissional deve participar das aulas, questionar, contribuir com suas experiências e agir para que o curso seja, de fato, uma transformação positiva na sua carreira.

E você, já escolheu a melhor pós-graduação para o progresso na sua carreira? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados